quinta-feira, 14 de março de 2013

Creme de Leite


Visita ao Fumeiro Caçoilo



Compotas


No âmbito da disciplina de Processamento Geral dos Alimentos, no módulo 8, Processamento e conservação de frutos e hortícolas, os alunos do PC realizaram compotas de vários sabores, tais como: marmelo, maçã, abóbora, entre outros sabores.


 
Alunos PC

Bombons de Chocolate


No mês de dezembro de 2012, os alunos da turma PC, tentaram fazer algo de novo: confeccionar bombons de chocolate. O seu procedimento é simples, começamos por derreter o chocolate negro de culinária e fomos untando as formas de silicone. À medida que íamos untando as formas, estas iam sendo colocadas no congelador cerca de dois minutos e repeti-mos este passo até se formar uma camada dura.
Após se formar a camada, pusemos o recheio a gosto. Estes recheios podiam ser: morango e leite condensado, morango, avelã, noz e ainda de nutela.
Pra terminar, tapámos o resto da forma com o chocolate derretido e colocámos de novo no congelador durante 1 dia, seguidamente, desenformámos os chocolates e enfeitámos com chocolate branco.
           Estes bombons têm de ser armazenados em locais secos e frescos.

Vinhas Ladeira da Santa



No dia 26 de setembro os alunos do 11ºPC dirigiram-se à Vinha da Ladeira da Santa (Vinho do dão), em S. João da Boavista, Tábua.
 

Esta visita tinha como objetivo aprendermos mais sobre a colheita dos cachos e o processamento do vinho.

A mesma teve início nas vinhas, onde nos foi explicado todo o processo desde a manutenção das vinhas até à colheita das várias castas.
As uvas depois de colhidas são transportadas para desengaçador (figura abaixo) em caixas plásticas furadas, para que não ocorra a fermentação alcoólica precoce. O desengaçador, é uma máquina que tira o engaço das uvas.

De seguida, os bagos vão para os tanques onde são esmagados, o sumo ficará em estágio e terá que ser mexido ao longo do dia. A sua temperatura tem de ser regulada através dos tubos metálicos reguladores da temperatura que se encontram dentro dos tanques.

Depois de ocorrer a fermentação, o vinho é transferido para as cubas onde ficam em estágio até serem colocadas nas garrafas.
O engarrafamento é feito com máquinas próprias, assim como o rolhamento e a rotulagem.